O objectivo inicial da actividade consiste na elaboração de uma narrativa, mais ou menos curta, a partir de um mote fornecido pelo professor. Numa primeira fase, de forma colaborativa, cada aluno de uma turma acrescenta uma frase, período ou parágrafo que complemente a ideia transmitida anteriormente ou que faça progredir a narrativa. A actividade pode ser realizada oralmente, fazendo-se simultaneamente o registo escrito, ou por escrito utilizando-se uma das aplicações de escritório on-line (Google Docs, Zoho Writer,…).
Com a narrativa completa e revista, solicita-se aos alunos que recontem a história em banda desenhada, sugerindo-se para o efeito a utilização da ferramenta on-line Pixton. O uso desta ferramenta ou de outras similares (stripcreator; toonlet; stripgenerator; Myths and Legends Story Creator; toondoo; kerpoof studio; Comic Creator; comicqs; …) permite a aplicação da técnica e dos conceitos da BD.
A realização desta actividade, recorrendo ao Pixton, permite, também, a articulação com as disciplinas de língua estrangeira - a ferramenta faz a tradução automática para outra(s) língua(s) -, Educação Visual e, eventualmente, Expressão Dramática.
. 5 minutos de leitura diária por email ou
. converta os vídeos do you tube em mp3
. filmes
. guia para educadores - geografia
. histórias 2.0: o cómic on-line
. kideo player - vídeos para crianças
. links
. site para criar testes online
. site para preparar video quiz
. texto colaborativo e reconto em bd usand
. tikatok
. twiddla – um quadro electrónico para col
. zamzar – conversor de ficheiros on-line
. Guia para Educadores - Ge...
. Zamzar – conversor de fic...
. twiddla – um quadro elect...